terça-feira, 2 de setembro de 2008

EU FAÇO DIFERENÇA???


Dias críticos, idéias críticas....srrsrsrs...

"pequenas atitudes individuais podem fazer uma grande diferença coletiva."


MEU LIXO...


Engraçada essa tarefa...

Levei alguns dias mesmo pra tentar responder, ou melhor, entender...

Ficar pensando naquilo que eu vejo como lixo e sem me perder nessas datas e tarefas...

Começo então questionando essa tarefa que faz a diferença, fico pensando que não seria melhor buscarmos outras "diferenças"???

Não gosto de pensar desta forma: Meu lixo é o luxo para o outro, por que penso que aquilo que é lixo, de fato é deve ser jogado fora, e não compartilhar com os outros...

Quando penso em lixo me vêm a cabeça tudo aquilo que temos que realmente é sujo como a inveja, o egoísmo, a brutalidade, a violência, as injustiças, a ganÂncia, o desejo de poder, as mentiras, a solidão...

E não um material que deve ser sempre separado, por uma questão de lógica e sustentabilidade mesmo...

Afinal todos os outros animais já fazem isso!!!

Por que não a gente???


Então decidi que é isso que devemos jogar fora sempre, esses sentimentos que nos levam pra lugares escuros! Assim que aparecer perto de você dá-se um jeito de mandar pra bem longe...

Quanto a coleta seletiva, já faço a um tempo, mas não me prendo pra saber o que "joguei", ou não...
E muito menos que meu lixo, é luxo pro outro...
O que devemos repensar, é de que forma esse luxo chega pras pessoas?? de fato é um luxo???
Como pensar na vida de quem se diz um "catador", e o que a gente tem a ver com isso???
E as empresas que estimulam a reciclagem, para seu própio lucro, mas não questionam o consumo...

MEU EXCESSO???


Não quero pensar "o que você não usa mais e procure alguém para doar"

Quero doar coisas que mais gosto em mim e acredito que vão ser boas pra compartilhar com o outro, como o amor, a felicidade, a coragem, a verdade, a amizade, o carinho, a vontade, a mudança...

Quanto aquilo que conhecemos como "material", procuro sempre trocar entre amigos, ou oque fazia quando criança "passar pro meu irmão mais novo..." hahahha

É simples assim, uma questão de desapego..hahahha


MEU CONSUMO???


Não gosto de listas, dessa forma elas me incomodam...

Meu consumo, algo que muitas vezes me atormenta, mas que tenho olhado com atenção para o meu cotidiano....

Então é mais ou menos assim:


Abobrinhas não
Itamar Assumpção

Cansei de ouvir abobrinhas
vou consultar escarolas
prefiro escutar salsinhas
pedir consolo às papoulas
e às carambolas
pedir um help ao repolho
indagar umas espigas
aprender com pés de alho
ouvir dicas das urtigas
e dessas tulipas
um toque pro miosótis
um palpite do alpiste
uma luz da flor de lótus
pedir alento ao cipreste
e pra dama da noite
pedir conselho à serralha
sugestão pro almeirão
idéias para azaléias
opinião para o limão, pimentão
abobrinhas não



Grandes idéias nascem de pequenas causas...


Pensar nas grandes idéias me vem a cabeça alguns companheiros de pensar e agir....
Então nada melhor do que um relato de alguém, que fez da sua tarde, com o seu sobrinho uma grande idéia de uma pequena causa, como a de poetizar nosso dia a dia...
Um dia cheio de alegrias, ritmo e poesia.

"Olhando pelos cantos empoeirados, engaiolados e dito sujos na cidade, rompo barreiras e quebro paradigmas. Dou de cara com dois vasos sanitários, agora, vasos cheios de flores (em breve). Já foi pintado por duas crianças (joão e joão) com cores vivas de quem sente saudade do dia alegre para o mundo.

Amanhã terminamos...já encontramos terra, areia e só falta-nos a planta - talvez faremos uma muda de uma matriz-mãe por ai - e levaremos para preencher o vazio na cidade, embora seja cheio de pessoas.

O local é o ponto de ônibus, aliás, tem muitas coisas neste local que desejo fazer...O vaso é mais um na luta pela sobrevivência e na luta por ser, por querer, pedindo para ser visto, olhado e sentido.

=) ENVOLVA-SE! Aqui não morreu, apenas começou a sair daqui para ali"

É isso que eu quero que as pessoas se envolvam com a cidade e com o seu cotidiano, mas de outra forma...

Inté!

Um comentário:

Van Pelt disse...

Que lindo texto, dona guerreira!
eu tinha perdido o endereço!!!!
beijo com saudade
Apareça qdo quiser doar abraços e risadas...